top of page

Um breve texto da evolução da Fisica

By: AAS

Podemos traçar a história da física desde que os humanos começaram a estudar "porquê" de uma forma racional, sem mitos e divindades. As primeiras explicações racionais sobre a natureza vieram da antiga Grécia. Antes, os fenómenos naturais eram explicados por deusas e deuses. A Filosofia Natural, como a Física era conhecida até aos tempos mais modernos, foi confundida com a Química e com certos aspectos da Matemática e Biologia. Pode ser considerada a disciplina académica mais antiga, se a sua presença na Astronomia for considerada. Embora a Física tivesse permanecido activa durante muito tempo, na Idade Média, entrou em declínio. Só foi ressuscitada no Renascimento durante a revolução científica. Galileu Galilei é considerado o primeiro físico, adoptando a matemática como a sua principal ferramenta. Já dotado de um método científico, a Física teve uma evolução notável com Isaac Newton, que realizou a primeira grande unificação da Física ao criar as Leis de Newton.

o século XVIII ( O século da revolução americana) e o século XIX surgiram os fundamentos da termodinâmica e do electromagnetismo, destacando-se Rudolf Clausius, James Prescott Joule, e Michael Faraday. James Clerk Maxwell conseguiu outra grande unificação da física ao fundir electricidade e magnetismo sob a mesma matemática, e toda a óptica pode ser derivada da teoria electromagnética de Maxwell. Marie Curie, descobrindo mais elementos para a tabela periódica. No final do século XIX pensava-se que todos os fenómenos físicos podiam ser explicados no âmbito das teorias actuais. No entanto, certos "fenómenos rebeldes" estavam fora do alcance dos cientistas. No início do século XX, enquanto tentava explicar matematicamente a radiação corporal negra, Max Planck introduziu o conceito de energia quântica. Em 1905, Albert Einstein apresentou, sob a forma de cinco artigos, a base da Relatividade e da Mecânica Quântica.

Mas, como todos os seres, a física teve a sua evolução.


FISICA EM 1500-1600

A teoria geocêntrica foi criada na Grécia antiga com o objectivo de dizer que a Terra estava no centro do sistema solar. Portanto, esta teoria só durou até à revolução copernicana, que teve lugar em 1510. Causada por Nicolau Copernico, um matemático e astrónomo polaco. Naquela época, o geocentrismo já tinha mais de dez séculos. Nicolau publicou um livro que mencionava que a terra não era o centro do sistema solar. E não podemos esquecer o modelo heliocêntrico. Nicolau Copernico criou uma teoria que diz que o sol é o centro do universo.




FISICA EM 1600-1700


Nos cem anos entre 1600 e 1700, houve três grandes descobertas. As duas primeiras leis do movimento do planeta e as Leis de Newton. As três primeiras leis do movimento foram criadas por Johannes Kepler. Essas leis foram utilizadas para descrever as órbitas dos planetas do sistema solar. Não confundir, isto pode ser tanto astronomia como física. A órbita é um movimento causado pela física. São conhecidos pela lei das órbitas elípticas, lei de área e lei periódica. A primeira lei tem o propósito de explicar que as órbitas não tinham uma forma circular, mas sim uma elíptica. A segunda lei afirma que, num referencial fixado ao Sol, a linha que une o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais. E a terceira lei é que os quadrados do período de translação de cada planeta são proporcionais ao quadrado do raio médio ( Raio é a metade do diâmetro) da sua órbita. Portanto, quanto mais longe o planeta estiver do Sol, mais tempo será necessário para completar a tradução.

As leis de Newton foram criadas por Issac Newton. Ele era um matemático, físico, teólogo, escritor e astrónomo inglês. Ele criou estas leis com o propósito de explicar a gravidade. A primeira lei de Newton, também chamada inércia, explica que um objecto continuará em movimento, a menos que alguma força o detenha. Mas ela também se aplica a um objecto que não está em movimento. A segunda lei diz que, se aplicarmos força a um objecto, ele produzirá um movimento proporcional à massa. Por outras palavras, F = m X a. E, finalmente, a terceira lei diz que cada acção tem uma reacção oposta igual.


Issac Newton


FISICA EM 1700-1800


Entre 1700 - 1800 descobriu-se a termodinâmica, o eletromagnetismo, a mecânica da estatistica e a teoria atómica. Termodynamc é um ramo da física que estuda as causas e efeitos das alterações de temperatura. O conhecimento básico do calor e da temperatura já estava estabelecido. Os cientistas da época já estavam convencidos de que tais propriedades físicas estavam associadas aos movimentos das estruturas microscópicas da matéria. Contudo, no século seguinte, a noção de que o calor era uma substância fluida tornou-se dominante. Só nos anos 1840 é que James Prescott Joule e outros cientistas começaram a derrubar esta forma de pensar, e na década seguinte tornou-se aceite que o calor é de facto uma forma de energia. Este conceito tornou-se importante para a construção de muitas máquinas. O eletromagnetismo é a parte da física que estuda a energia e o magnetismo. Um dos primeiros cientistas que começou a fazer estudos sistemáticos foi William Gilbert. A mecânica estática estuda os corpos que não se movem e se movem em constante aceleração. A mecânica estatística é utilizada para explicar o funcionamento termodinâmico de grandes sistemas.


FISICA EM 1800-1900


A mecânica clássica e a termologia foram descobertas já no século XIX. Estuda o movimento, as variações de energia, e as forças que actuam sobre um corpo. Analisa os movimentos que acontecem na vida quotidiana com uma velocidade muito mais lenta do que a da luz. A termologia é uma importante área de estudo em Física responsável pela análise dos fenómenos relacionados com o calor e a temperatura.


FISICA DE 1900-ATUALMENTE


No século XX houve uma descoberta que fez com que a física fosse vista de uma forma totalmente diferente do que no passado. E essa foi a teoria da relatividade de Albert Einstein. Entre elas estão a teoria especial (ou restrita) da relatividade e a teoria geral da relatividade. A teoria da relatividade geral procura melhorar conceitos relacionados com a gravidade, a teoria da relatividade restrita tem como principal objectivo esclarecer os conhecimentos dos cientistas sobre a velocidade da luz. Aqui Einstein explica que este fenómeno deve ser uma constante em todo o universo.



Albert Einstein


BONUS - MULHERES IMPORTANTES PARA A CIENCIA


Marie Curie


Marie Curie foi a primeira pessoa a receber o Prémio Nobel duas vezes, uma em Física, por demonstrar a existência da radioactividade natural em 1903, e outra em Química, pela descoberta de dois novos elementos químicos. Esta descoberta teve grande impacto na imagiologia médica, por exemplo o raio-x (também inventado por Marie Curie).


Ada Lovelace

Ada Lovelace iniciou os algoritmos dos computadores modernos. Lovelace concebeu o primeiro algoritmo utilizado por uma máquina analítica, uma calculadora. Isto tornou possível que hoje em dia várias tarefas fossem executadas num computador ao mesmo tempo.


Katherine Johnson


Katherine Johnson descobriu o caminho que a nave espacial tinha de seguir para chegar à Lua. A matemática trabalhou para calcular o caminho de voo de Alan Shepard, o primeiro americano no espaço, em 1959. Ela também calculou a janela de lançamento do Projecto Mercúrio, em 1961. Se não fosse por ela, o homem nunca teria aterrado na lua.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

INTRODUÇÃO A FISICA

Made by: AAS Podemos traçar a história da física desde que os humanos começaram a estudar o "porquê" de forma racional, sem mitos e divindades. As primeiras explicações racionais sobre a natureza vier

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page